Os teatros municipais João Caetano, Cacilda Becker e Zanoni Ferrite recebem durante 13 dias consecutivos o 6º Circuito de Teatro em Português. O evento reúne espetáculos teatrais de países que falam a língua portuguesa.
A programação conta com representantes africanos, como Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Cabo Verde; um do sudeste da Ásia, Timor Leste; um grupo da Galícia (Espanha); além do Brasil e de Portugal. “O circuito é resultado de diversas colaborações entre todos os países envolvidos e proporciona um conhecimento lusófono muito importante”, afirma Creusa Borges, gestora e diretora artística do evento, ao lado de Rui Madeira.
Segundo ela, o principal objetivo do evento é debater a política de intercâmbio. “Cada peça traduz um pouco da realidade de seu país. Isso proporciona um contato cultural incrível, tanto para os atores das companhias quanto para o público”.
Encabeçado por Brasil e Portugal, o projeto celebra também o Mês da Consciência Negra, com a participação maciça das companhias africanas. Depois de passar por São Paulo, o circuito seguirá para o Paraná. “Durante muito tempo, a ligação cênica entre países de língua portuguesa foi esquecida. O projeto abre caminho para uma aproximação cultural e linguística”, explica Creusa.
O evento foi aberto ontem, com a peça Velho palhaço precisa-se, de Portugal. No texto, três velhos artistas de circo relembram seu passado enquanto aguardam ser chamados em uma audição de emprego. O encerramento ocorrerá no dia 20, Dia da Consciência Negra, com a apresentação do espetáculo Um punhado de terra, também de Portugal. A história gira em torno de um escravo negro que chega a uma terra que nunca ouviu falar.
As encenações são gratuitas e para assistir a elas é preciso retirar ingresso uma hora antes, nas bilheterias dos teatros.
Serviço:
Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Guia da Lapa – Zona Oeste. Telefone 3864-4513.
Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino – Zona Sul. Telefones 5573-3774 e 5549-1744.
Teatro Zanoni Ferrite (dentro da Biblioteca Paulo Setúbal) – Avenida Renata, 163, Guia da Vila Formosa – Zona Leste. Telefone 2216-1520.
Fonte: Prefeitura de São Paulo