A Subprefeitura da Lapa é regida pela Lei nº 13. 999, de 01 de Agosto de 2002 é uma das 32 subprefeituras do município de São Paulo e responsável por seis distritos: Lapa; Barra Funda; Perdizes; Vila Leopoldina; Jaguaré e Jaguara que somados equivalem a uma área de 40,1 quilometro quadrados e comporta 305.536 habitantes.
A evolução que o distrito da Lapa passou nesses últimos cinquenta (50) anos possibilitou diversas e destacáveis mudanças, sendo reconhecido atualmente como um dos distritos mais bem providos de infraestrutura urbana, como Terminal Intermodal Palmeiras-Barra Funda, shoppings centers, universidades e o renomado Memorial da América Latina.
Subprefeitura da Lapa Origem
As origens da Lapa respeitam os primórdios do povoamento de São Paulo de Piratininga. Em 1581 surge a primeira notícia da região, quando junto ao Rio Emboaçava, depois chamado de Pinheiros, os jesuítas receberam uma sesmaria.
A partir de meados do século XVIII, em meio aos outros imóveis da denominada paragem do Emboaçava, a “Fazendinha da Lapa” passa a se evidenciar. Essa era vizinha dos sítios Mandi, Tabatinguá, Água Branca e Emboaçava. Os jesuítas deixam a região em 1743.
Em 1805, fase de grande aumento na produção de cana de açúcar, o movimento das tropas da rota que ligavam a Vila de Itu a São Paulo e litoral, se aproveitou do conforto e da adequação da ponte do Sítio do Coronel Anastácio de Freitas Troncoso, utilizando tal como preferência neste deslocamento da cana.
O progresso de algumas olarias e a expansão da população, que reforçaram a urbanização do distrito da Lapa, deve-se a qualidade do barro nas margens do Rio Tietê que impulsionaram o começo da industrialização no local. No período cafeeiro brasileiro, a Lapa passou a exibir elementos que já a definiam como um distrito do município de São Paulo. Suas pequenas propriedades começaram a ser loteadas chamando a atenção do gradativo crescimento imigratório, particularmente dos italianos.
A ferrovia intensificou a manifestação das primeiras indústrias da região, como o Frigorífico Amour. Tais manifestações foram aceleradas com as construções das marginais dos Rios Pinheiros e Tiête e das rodovias, nas décadas de 50 e 60.
Subprefeitura da Lapa Distrito
Esse distrito possui nobres bairros do município de São Paulo, contando com imóveis de alto padrão. No centro da Lapa, temos o verdadeiro comercio da região que abrange inúmeras lojas de diversos departamentos. Ainda não possui metrô, todavia em 2015 foram iniciadas obras da linha 6-laranja do metrô, que contará com estações na região. Por possuir uma boa infraestrutura urbana, muitas localidades culturais se instalaram por ali como: o Tendal da Lapa, a Estação Ciência, o teatro Cacilda Becker, o Museu do Relógio e o Museu Espírita. A área também é sede dos Estúdios Mauricio de Sousa e da TV Cultura.
Vagas Subprefeitura Lapa – Trabalhe Conosco
Atitude, responsabilidade, resiliência, criatividade, comprometimento para resultado, e saber trabalhar em equipe são algumas competências necessárias para fazer parte do time. Se você tem esse perfil e está em busca de oportunidades em uma empresa líder de mercado envie agora mesmo seu currículo para a Subprefeitura da Lapa.
Horário de Funcionamento Subprefeitura na Lapa
- Segunda a Sexta das 08h às 16h30
Endereço e Telefone Subprefeitura na Lapa
- Rua Guaicurus, 1000 – Lapa – São Paulo – SP
- Telefone: (11) 3396-7500
Outras informações e site
- Mais informações: www.prefeitura.sp.gov.br/subprefeituras/lapa/