SAE DST / AIDS Lapa – Paulo Cesar Bonfim

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE DST / AIDS Lapa) é uma metodologia desenvolvida a com o objetivo de organizar a prática da enfermagem no atendimento e cuidado do paciente.

O método atualmente é organizado em cinco etapas, que visam a fortalecer o julgamento e a tomada de decisão clínica assistencial do profissional de enfermagem. Com tal atitude, o profissional consegue agir de acordo com a priorização, a delegação, gestão do tempo e contextualização do ambiente cultural do cuidado prestado.

SAE DST / AIDS Lapa - Paulo Cesar Bonfim

Com a utilização da metodologia SAE, é possível analisar as informações obtidas, definir padrões e resultados das condutas definidas. É necessário ainda que todos os procedimentos e dados devem ser registrados no prontuário do paciente.

SAE DST / AIDS Lapa – Paulo Cesar Bonfim História

A metodologia foi introduzida mundialmente nas décadas de 1920 e 1930, porém o Brasil apenas iniciou a sua implantação na década de 1970. E somente em 2002 o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) estabeleceu a obrigatoriedade da implementação da sistematização da assistência de enfermagem em toda instituição de saúde, seja pública ou privada. Posteriormente, em 2009, o Cofen estabeleceu uma nova resolução que considera a SAE como método organizacional para a aplicação do Processo de Enfermagem (PE).

SAE DST / AIDS Lapa – Paulo Cesar Bonfim Etapas

Os procedimentos de sistematização de assistência de enfermagem devem ser realizados, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem. Além disso, ele divide o processo de sistematização em cinco etapas:





  1. Coleta de Dados de Enfermagem: Processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, a família ou a coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo de saúde e doença.
  2. Diagnóstico de Enfermagem: Processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo de saúde e doença, e que constitui a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.
  3. Planejamento de Enfermagem: Determinação dos resultados que se esperam alcançar e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo de saúde e doença, identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem.
  4. Implementação: Realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.
  5. Avaliação de Enfermagem: Processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo de saúde e doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado, e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações.

SAE DST / AIDS Lapa – Paulo Cesar Bonfim Serviços Disponíveis

No SAE Lapa estão disponíveis os seguintes serviços:

  • Autoteste para HIV
  • Centro de Testagem e Aconselhamento

Horário de Funcionamento SAE DST / AIDS na Lapa

  • Segunda a Sexta das 08h às 18h

Endereço e Telefone SAE DST / AIDS na Lapa

  • R. Thomé de Souza, 30 – Lapa – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3832-2551

Mapa de localização





Deixe seu comentário