O prefeito de São Paulo acompanhou na manhã deste sábado (15) o trabalho de zeladoria feito pelas equipes da Prefeitura do bairro Lapa. O principal objetivo da visita foi verificar como está funcionando a aplicação da portaria publicada no final do ano passado que agiliza a retirada de árvores que representam algum tipo de risco à população.
De acordo com a portaria, árvores invasoras podem ser removidas com a autorização do subprefeito, sem a necessidade do laudo de especialistas da Secretaria do Verde e Meio Ambiente. São consideradas espécies vegetais exóticas invasoras, aquelas que não são nativas da Floresta Amazônica e ameaçam construções e calçadas.
No trabalho de sábado (15/1), funcionários da subprefeitura, com apoio de homens do Corpo de Bombeiros e da Eletropaulo, removeram um dos quatro eucaliptos que estão condenados na praça Dr. Otávio Perez Velasco.
“Agora estamos em entendimento com a Eletropaulo para formatar um novo convênio, com uma empresa a ser contratada pela concessionária, para que possamos agilizar mais ainda as ações vinculadas a este trabalho”, anunciou o prefeito.
Para o prefeito, o novo convênio e a medida adotada na portaria contribuirão para a melhoria da manutenção da cidade. “Infelizmente ao longo das últimas décadas não tínhamos um cuidado com a manutenção da cidade de São Paulo e também com a avaliação das árvores que precisariam ser transferidas ou removidas, por conta da sua inadequação com o município. Mas agora esperamos resolver a questão”, disse o prefeito.
Após acompanhar os serviços de zeladoria na Praça Dr. Otávio Perez Velasco, o prefeito foi ao Pátio de Obras da Subprefeitura da Lapa, onde conheceu o trabalho de uma Cooperativa de Madeira, que processa restos de poda e de remoção de árvores, além de pallets e caixarias apreendidas, para serem utilizados como madeira compensada para móveis. O picador de madeira foi cedido à cooperativa pela Subprefeitura da Lapa.
Fonte: Prefeitura de São Paulo