A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo inaugurou no último domingo (25/3), os Polos de Brincar da Subprefeitura de Ermelino Matarazzo, Subprefeitura São Mateus, Subprefeitura Casa Verde e Subprefeitura Lapa. Agora já são 18 os polos inaugurados e dentro de duas semanas o total chegará a 29, funcionando todos os domingos das 10h às 17h.
O secretário de Esportes esteve presente nos polos da Casa Verde, localizado na rua Araguacema no bairro do Limão, e da Lapa, localizado na praça Pedro Signorelli, no bairro da Vila Piauí. Viu de perto a alegria da criançada que brincava em escorregadores, pula-pulas, camas elásticas, pernas de pau, amarelinhas, piscinas de bolinhas e muitos outros brinquedos. “É muito bom ver crianças de todas as idades se divertirem com um lazer tão saudável quanto esse”, comentou.
O garoto Gabriel dos Santos, de 9 anos, que estava no polo da Casa Verde comemorou: “Vou vir toda semana, porque antes não tínhamos um lugar assim para a gente brincar e encontrar os amigos”. Moradora há 45 anos da Vila Piauí e conselheira comunitária, Lúcia de Oliveira destacou: “Com os Polos de Brincar a comunidade foi beneficiada, e tiraram muitos das drogas; até mesmo tivemos um dependente químico que fez questão de ser voluntário hoje aqui e esqueceu as drogas pelo menos por hoje”.
Ermelino Matarazzo e São Mateus
Na região de Ermelino Matarazzo, Zona Leste de SP, o Polo de Brincar foi inaugurado na praça Benedito Ramos Rodrigues, onde as moradores puderam curtir inúmeras atividades de lazer. As mais empolgadas eram as crianças que se esbaldaram nos espaço temáticos denominados de “estação”.
A estação de esportes reuniu atividades como basquete, e futebol, enquanto a estação recreação ofereceu piscina de bolinhas, cama elástica e brinquedos infláveis. A estação jogos de salão atraiu pessoas de todas as idades que jogaram xadrez, dominó, pebolim e muito mais. Segundo a SEME que organiza o Pólos de Brincar, no próximo domingo haverá a estação Cantinho da Cidadania, que irá oferecer orientações de saúde preventiva, sempre com a orientação de monitores especializados.
O Polo de Brincar de São Mateus fica na Rua Francisco de Melo Palheta com a rua Sandália Cor de Prata. Nessa região estratégica e carente do bairro a Secretaria de Esportes reuniu centenas de pessoas que se divertiram com jogos lúdicos, oficina de pintura, artes, fantasia, basquete, cama elástica, jogos eletrônicos entre outras opções.
A pequena Mariana Aparecida Rodrigues de apenas quatro anos estava radiante e segundo sua tia Eliana Aparecida Rodrigues desde que montaram os brinquedos e as oficinas ela não parou um minuto. “É muito bom tudo isso, tem livros didáticos, brincadeiras de fantoche. Achei excelente a iniciativa da Secretaria e o melhor, tudo de graça”, finalizou Eliana.
Fonte: Prefeitura de São Paulo