Peça de Pirandello estreia em maio em teatro da Lapa

Estreia nos palcos brasileiros a peça De um ou de nenhum, do famoso autor italiano Luigi Pirandello, com adaptação do Grupo Tapa. Com temporada no Teatro João Caetano (Zona Sul de SP), de 4 a 13 de maio, e no Teatro Cacilda Becker (Zona Oeste), de 25 de maio a 1º de julho, a montagem lança um olhar narrativo original sobre o texto, escrito em 1929, cinco anos antes de Pirandello ganhar do Prêmio Nobel de Literatura.

O espetáculo retrata um triângulo amoroso entre dois amigos do interior que se mudam para a cidade grande e levam consigo uma prostituta com quem mantêm uma relação passional. A amizade entre os dois se abala quando a mulher engravida e não sabe quem é o pai. A questão da paternidade, a partir de então, passa a ser peça chave na montagem e o espectador pode observar os diversos pontos de vista que compõem o todo, temática recorrente na obra do dramaturgo. “Pirandello é quase um cubista, pois ele mostra todos os lados da questão. Há a discussão do aborto, do orfanato, mas a mulher, no espetáculo, assume o seu direito de ser mãe, de ter liberdade de escolher sobre o futuro do filho”, conta Eduardo Tolentino, diretor da peça.





O Grupo Tapa vem incorporando ao seu repertório peças inéditas de grandes autores do teatro mundial e que influenciaram a produção contemporânea. Além de Luigi Pirandello, já foram abordados textos de Tennesse Williams, Nelson Rodrigues, Plínio Marcos, entre outros. “A gente vem intercalando peças consagradas do repertorio mundial e brasileiro com peças inéditas. Acho que isso amplia o repertório do espectador, que passa a conhecer peças que não conhece; os atores aprendem a desvendar textos que são desconhecidos; e todo mundo sai ganhando com isso”, explica Tolentino.

Serviço

Teatro João Caetano
Rua Borges Lagoa, 650, Vila Mariana
Data: 4 a 13 de maio
Telefone: 5573-3774 e 5549-1744

Teatro Cacilda Becker
Rua Tito, 295, Guia da Lapa
Data: 25 de maio a 1º de julho
Telefone: 3864-4513

Fonte: Prefeitura de São Paulo





Deixe seu comentário