A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Insfraestrutra Urbana e Obras (Siurb) e de Serviços (SES), entregou oficialmente na manhã desta quarta-feira (17), a 20ª Central de Triagem para o processamento e separação de materiais recicláveis. Localizado na Marginal Tietê nº 7.729, no bairro da Lapa, zona oeste de SP, o sétimo equipamento do gênero instalado desde 2005, possui 1.148 m² e tem capacidade para tratar 300 toneladas de material reciclável por mês.
A construção da nova Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos faz parte do Programa Socioambiental de Coleta Seletiva da Prefeitura, e teve um investimento de R$ 1,8 milhão, sendo 75% aplicados pelo município e 25% provenientes de um convênio com o Governo Federal. A obra contemplou a instalação de uma esteira para a passagem e separação dos resíduos, banheiros masculino e feminino, vestiários, área administrativa, refeitório e copa. O projeto atende as Normas Técnicas de Acessibilidade e priorizou a manutenção de áreas permeáveis, captação de água por canaletas e reserva em área de retenção de água pluvial. Além disso, há também estrutura necessária para a instalação de mais uma esteira.
O processo de implantação da central de triagem também incluiu a capacitação da cooperativa que vai operar a unidade. Serão promovidos cursos que envolvem a capacitação operacional, segurança no trabalho, administrativa, cooperativismo e saúde do trabalhador/cooperado, além de atendimento social e curso de informática.
A nova Central de Triagem abrigará a Coopervivabem, cooperativa conveniada à Secretaria de Serviços, que beneficia cerca de 65 famílias, gerando renda média mensal de R$ 800 para cada uma delas.
Fonte: Prefeitura de São Paulo