A Biblioteca Mário Schenberg, localizada no bairro da Lapa, inaugura nesta terça-feira (26/4) uma exposição educativa com painéis que relembram a principal invenção do padre Landell de Moura: o rádio. Gaúcho de Porto Alegre, ele foi responsável pela primeira transmissão da voz humana pelas ondas radiofônicas. A experiência aconteceu no final do século XIX.
Na ocasião, o feito do sacerdote, que havia cursado Física e Química na Universidade Gregoriana, na Itália –na época, uma das melhores do mundo–, não recebeu atenção do governo e muito menos dos habitantes de São Paulo, cidade onde ocorreu a transmissão inédita.
Chamado de herege e bruxo por quem não compreendia a finalidade de sua invenção, ele chegou a patenteá-la no Brasil e, com algumas economias, viajou aos EUA para fazer o mesmo. Como muitos casos na história, o reconhecimento chegou muitos anos após sua morte. Outros inventos, como o telefone sem fio, são igualmente creditados a ele.
Pesquisador da vida de Moura, o jornalista e historiador Hamilton Almeida faz uma palestra sobre o padre inventor na abertura da mostra.
Serviço
Exposição sobre o rádio, invenção do padre Landell de Moura
Horário de visitação: a partir do dia 26, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Aos sábados das 9h às 16h
Paletra: no dia 26, às 14h haverá uma palestra gratuita sobre o rádio
Fonte: Prefeitura de São Paulo