A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) realiza, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação e o Clube Escola Lapa (Pelezão), o Festival Recreativo Aquático Inclusivo neste sábado 10/3), das 9h às 12h. Aberto a todos os interessados com ou sem deficiência, o evento no Pelezão terá brincadeiras e jogos. O objetivo do festival é promover e apresentar a acessibilidade da piscina e sua rampa de acesso, como um equipamento de lazer que pode ser usado por toda a família e principalmente pelas pessoas com deficiência.
As pessoas com deficiência devem entrar em contato com a sua associação ou com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (tel. 3113-9673). O serviço Atende terá van que irá circular entre a estação Lapa da CPTM e o Pelezão.
Recomendações
– Os interessados devem levar roupa de banho (sunga e maiô), toalhas e roupa para troca;
– O parente ou acompanhante da pessoa com deficiência também deve levar os mesmos itens acima;
– Será permitida a participação de um acompanhante por participante com deficiência;
– Para o vestiário, é preciso levar cadeado com chave;
– O material de higiene é de responsabilidade de cada participante;
– Após o término do evento, as pessoas podem permanecer e aproveitar o clube escola até às 16h.
Piscina Adaptada
A piscina no formato “feijão” do Pelezão passou por adaptações para permitir o acesso a pessoas com deficiência em 2009, quando foi implantada uma plataforma reta e uma escada com inclinação. Da mesma forma, todos os vestiários ao redor do complexo aquático também receberam modificações.
O espaço passou pela apreciação da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão consultivo e deliberativo sobre normas e legislação referentes à acessibilidade na cidade de São Paulo, vinculado à Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
Serviço
Festival Recreativo Aquático Inclusivo
Data: 10 de março
Horário: 9h às 12h
Local: Clube Escola Lapa (Pelezão)
Endereço: Rua Belmont, 957, Alto da Lapa
Fonte: Prefeitura de São Paulo