Um a cada dez furtos de carro na capital ocorre em apenas três bairros: Lapa, Pinheiros ou Perdizes, todos na zona oeste. Juntos, eles são cenário de 10% das ocorrências desse tipo na cidade (1.068 casos de um total de 10.438 registrados de janeiro a março de 2011).
O número de registros no primeiro trimestre deste ano é 5,1% maior que o registrado nos três primeiros meses de 2010, quando foram anotados 9.932 furtos.
A Lapa foi o bairro onde mais os ladrões agiram. Foram 410 furtos de veículos em três meses. Em Pinheiros, ocorreram 360 casos e outros 298 em Perdizes. O delegado geral de polícia do Estado de São Paulo, Marcos Carneiro, explica que esses bairros têm um perfil bem definido, o que os torna alvo predileto dos criminosos. “São locais onde há muitos prédios de classe média alta, mas com o problema de não terem garagem suficiente para os carros de seus moradores. Muitos deixam o veículo na rua, o que vira grande atrativo para bandidos”, explicou o chefe da Polícia Civil paulista.
Carneiro ressaltou que como os veículos ficam por muito tempo estacionados, há mais facilidade para o crime de furto. Diferentemente dos casos ocorridos em bairros de periferia, onde as estatísticas apontaram maior ocorrência de roubos de carros, em que os criminosos se utilizam de armas para obrigar os proprietários dos veículos a entregar o bem. Os índices do bairro de São Mateus, na zona leste, chamam a atenção: em três meses, foram 320 roubos de veículos naquela área, ou seja, mais de três por dia.
A zona sul também foi representada na triste estatística, trazendo o bairro do Jabaquara como segundo colocado em roubos de carro (foram 214) e, logo em seguida, o bairro de Campo Limpo, com 213 ocorrências. “Nas áreas de periferia há mais emprego de armas de fogo. No caso de roubo de veículo, os bandidos também analisam as facilidades de rota de fuga, como ocorre no Jabaquara, que logo tem acesso a Diadema e grandes corredores”, lembrou o delegado.
Fonte: Jornal da Tarde