O bairro do Butantã, na Zona Oeste de São Paulo, foi atingido por 118,6 mm de chuva durante o temporal deste domingo (27). De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, esse valor equivale a mais da metade da média prevista para o mês de fevereiro, que é de 217 mm.
Ainda segundo o centro, os temporais foram causados pela combinação de calor, brisa marítima e a aproximação de uma frente fria na capital paulista, entre o início da tarde e o final da noite do domingo. As chuvas se concentraram principalmente entre a região da Lapa, Butantã e Pinheiros, e provocaram o extravasamento de diversos pontos do Rio Pinheiros. Foram registrados 59 pontos de alagamento, entre eles 31 intransitáveis.
Entre as regiões, a Zona Oeste registrou o maior acumulado de chuva, de 102,6 mm, seguida pela Zona Norte (47,9 mm), Centro (47,4 mm), Zona Leste (43,4 mm) e Zona Sul (10,2 mm). Além do Butantã, os bairros mais atingidos foram o da Lapa, com 113,2 mm, e o da Penha, com 87,2 mm.
Média do mês
De acordo com o CGE, São Paulo fechou o domingo com uma média de chuvas de 42 mm, 19% do esperado para fevereiro (217 mm). Apesar das chuvas fortes, até essa medição os 27 dias do mês totalizaram 188,1 mm, o equivalente a 87% do previsto.
Segundo os meteorologistas, esta segunda-feira (28) ainda deve registrar tempo instável, com muita nebulosidade e chuvas que se concentram no período da tarde. Apesar disso, os índices registrados não devem ultrapassar a média esperada para o mês.
Fonte: G1