Ferramenta tem papel fundamental nos segmentos de vestuário e calçados .
O PROVAR – Programa de Administração do Varejo, da FIA – Fundação Instituto de Administração, em parceria com a Felisoni Consultores Associados, anuncia os resultados da pesquisa “Promoções: a importância do merchandising na comercialização de vestuário e calçados para o público de baixa renda”. Em amostra com 400 pessoas constatou-se que 60,3% do total de entrevistados responderam com compras às exposições de produtos no interior da loja: balcão, prateleira ou de alguma forma de apresentação com os produtos suspensos (pendurados). Esse resultado é verificado principalmente pela maioria de compradores alocados na classe C, que representam 85% do universo de entrevistados.
Como geralmente as decisões de consumo são tomadas no ponto de venda, foi estudada a influência do merchandising nas decisões de consumo da baixa renda, especificamente no segmento de vestuário e calçados. Por razões de representatividade, quatro sub-distritos do município de São Paulo foram escolhidos para se realizar o levantamento: Santo Amaro, Lapa, Penha e Tucuruvi.
Do total da amostra, 85% dos entrevistados desses bairros pertencem à classe C e 15% à classe D, sendo que 56% possuem baixa escolaridade. A grande maioria eram mulheres, 71%, divididas em 62% da classe C e 9% da classe D. Os homens representaram 29% da amostra, 23% da classe C e 6% da classe D.
Para 48,8% dos entrevistados, a motivação principal para estar no bairro era realmente realizar suas compras. Comportamento observado em ambas as classes sociais em questão. Enquanto que 62,5% dos entrevistados afirmam ter comprado porque precisavam dos produtos, 35,3% alegaram ter aproveitado uma oferta e 7,3% foram influenciados pelo produto exposto.
Quanto à motivação da escolha por determinada loja, 61% dos entrevistados foram atraídos pela existência de ofertas, enquanto 28,5% optaram por fidelidade à loja. Ao contrário do que muitos imaginam, o comportamento insistente dos vendedores foi apontado como o principal inibidor das compras principalmente para o sexo masculino.
“A escolha por uma mercadoria sofre forte influência pelo modo que a mesma está exposta. Do total de entrevistados, 66,8%, alegaram ter tomado conhecimento do produto adquirido circulando no interior da loja, 13% já conheciam o produto e 18,6% foram estimulados pela sua exposição na entrada do local ou na vitrine”, comenta o Prof. Claudio Felisoni, coordenador-geral do PROVAR.
Felisoni afirma que quase metade da amostra (42,6%) comprou estimulada pelas ações de merchandising. “Concluímos que as ações de marketing nos pontos de venda são muito importantes para as atividades comerciais”, finaliza.
Sobre o Provar: o Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA) foi criado em 1992 e tem por objetivo promover pesquisas, estudos, publicações, consultoria e treinamento para o setor de varejo de bens e serviços. Consolidado como o maior centro acadêmico de investigação nas áreas do varejo e mercado de consumo do Brasil, o Provar envolve a participação regular de mais de cinqüenta professores, vinte pesquisadores em caráter permanente, além de alunos do mestrado e doutorado da FEA/USP. Sob sua supervisão já foram realizados mais de 5 mil horas por ano de programas de treinamento, bem como projetos de consultoria e educação no Brasil e na América Latina (México, Chile e Argentina), tendo registrado em 2005 o treinamento de mais de três mil profissionais.
Sobre a FIA: eleita a melhor Escola de Negócios do Brasil, a FIA, um dos mais conceituados e respeitados centros educacionais do País, possui 28 anos de atuação no setor. A entidade, credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação), atua em três frentes: consultoria, pesquisa e educação, capacitando-a para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração. A FIA, , oferece 14 programas de MBAs com renomados professores e conteúdo atualizado com as tendências e necessidades de mercado. São cursos que vão desde Administração de Projetos, Banking, Comércio Internacional até Gestão e Empreendedorismo Social, Marketing de Serviços, Varejo, entre outros. Ao todo 52 professores atuam como coord enadores de projetos.
Todos os MBAs oferecidos pela instituição alcançaram credenciamento junto à The Association of MBAs (AMBA), sediada em Londres, que referencia importantes escolas de negócios pelo mundo. Outro reconhecimento importante foi concedido pelo jornal britânico Financial Times. O MBA Executivo, oferecido pela FIA, ocupa a posição de número 29 no ranking dosmelhores MBAs Executivos das Américas, sendo o único MBA brasileiro no elaborado pelo jornal, que destaca, ainda, a qualidade do grupo de alunos: o 5° mais experiente do mundo.
Fonte: Portal Fator Brasil