As operações Cata-Bagulho são feitas aos sábados, pelos bairros da região da Subprefeitura Lapa, com o intuito recolher móveis velhos, madeiras, pneus usados e eletrodomésticos quebrados que os moradores não utilizam mais evitando o descarte irregular destes materiais.
A cada sábado, os munícipes da região que estará com a operação pode e deve colocar o material que será descartado em sua calçada. Após a colocação que deve ser realizada entre às 07h00 e 09h00, as equipes da subprefeitura retiram o material e levam ao local indicado para descarte regular para cada lixo.
É importante lembrar que existe um horário e uma data para cada bairro seguir e é de extrema importância que todos os respeitem, evitando que o lixo fique nas ruas podendo causar enchentes, alagamentos e obstrução de galerias, córregos e bueiros.
Vale salientar, também que esta operação não recolhe lixo domiciliar, nem os gerados por construção civil, como pedaços de tijolos, cimento, areia e entre outros. Nestes casos, este tipo de resíduo deve ser descartado nos Ecopontos e PEVs presentes na região.
Segue abaixo uma tabela informando os locais onde houve maior número, em toneladas, de materiais recolhidos pelas equipes da Subprefeitura Lapa em 2012.
129 Toneladas | POMPEIA / V. ANGLO BRASILEIRA / J. VERA CRUZ / CAMPOS DA ESCOLÁSTICA / VILA POMPÉIA |
114 Toneladas | BARRA FUNDA / ÁGUA BRANCA / V. CHALOT / V. DOS FERROVIÁRIOS / PQ. INDUSTRIALTOMÁS EDSON |
112 Toneladas | LAPA / ALTO DA LAPA / V. ROMANA / V. IPOJUCA / V. AUGUSTO / SICILIANO / V. ARGENTI |
109 Toneladas | PERDIZES / SUMARÉ / BAIRRO URBANIZADORA / SUMAREZINHO |
102 Toneladas | JAGUARÉ / PQ. CONTINENTAL / V. LAJEADO / V. GRAZIELA / NOVA JAGUARÉ |
95,05 Toneladas | VILA LEOPOLDINA / J. HADDAD / J. HUMAITÁ / PQ. DA LAPA / V. RIBEIRO DE BARROS / V. HAMBURGUESA / BELA ALIANÇA |
92 Toneladas | JAGUARA / VILA DOS REMÉDIOS / J. MARISA / V. SANTA EDWIGES / PQ. ANHANGUERA / VILA PIAUÍ / V. DIVA / V. NILVA |
89 Toneladas | LAPA DE BAIXO / V. ANASTÁCIO / PQ. RESIDENCIAL LAPA / LARGO DA LAPA |
Fonte: Prefeitura de São Paulo