Visita obrigatória para turistas de todo o Brasil e de outros países, o Mercado Municipal da Lapa é um dos mais tradicionais pontos gourmet da cidade.
E não é para menos. No Mercado Municipal da Lapa, como é carinhosamente conhecido pelos seus frequentadores, é possível encontrar de verduras, legumes e frutas fresquinhas, passando por carnes, aves, peixes e frutos do mar, a massas, doces, especiarias e produtos importados de primeira linha. Isso sem falar no espaço gastronômico, que oferece a oportunidade de degustar saborosos pratos ali mesmo, enquanto se aprecia a beleza arquitetônica do Mercado da Lapa.
O Mercado Municipal da Lapa (oficialmente Mercado Municipal Rinaldo Rivetti), inaugurado em 24 de agosto de 1954, ano em que se comemorava o 4° centenário de São Paulo. É um importante ícone, e ponto turístico da região da Lapa. O prédio de forma triangular foi considerado, na época, um dos mais modernos e recebeu elogios de engenheiros de outros países da América Latina. Com uma área construída de 4.840 m², só havia 40 boxes prontos dos 160 planejados, a maior parte deles ocupados por comerciantes de um extinto mercadinho da Rua Clélia, quase todos imigrantes recém-chegados da Europa, principalmente da Itália.
Foi criado pela lei municipal nº 4.162, de 28 de dezembro de 1951. É especializado na comercialização de produtos alimentícios de todas as partes do Brasil. Em 12 de outubro de 2016 o bairro da Lapa comemora seus 426 anos. A sua história se confunde com a história do Brasil e da Capital, oriundo que é de uma sesmaria.
O mercado da Lapa é um dos marcos deste bairro, local onde se faz compras como antigamente, parece uma feira livre, com os vendedores apregoando suas mercadorias – é uma alegria ir ali, onde a variedade e a diversidade de produtos fazem o diferencial.
Foi construído na década de 1950. O local continua dinâmico e atraindo público, principalmente do bairros de Pirituba, Brasilândia e Freguesia do Ó e de cidades próximas que ali chega nos trens e ônibus. Mas a história da Lapa começou antes disso, sendo um dos mais antigos bairros de São Paulo. Em 1561, os jesuítas ganharam uma sesmaria nessa região, uma ampla área banhada pelo Rio Emboaçava, atual Rio Pinheiros, e Anhembi (o Tietê). E durante três séculos, a região foi conhecida como “Emboaçava” – segundo informação contida na Wikipedia, base deste texto.
O Mercado Municipal da Lapa é um dos mercados pertencentes a Prefeitura Municipal de São Paulo, mas hoje são os permissionários quem pagam as contas de água, luz, esgoto e outras. A Acomel (Associação dos Comerciantes do Mercado da Lapa), formada por permissionários qeu conhecem o lugar como ninguém administra o local sem nenhum interesse em lucrar com a gestão.
Por que é chamado Mercadão da Lapa?
O Mercado Municipal Rinaldo Rivetti, nomeado também e famoso como Mercado Municipal da Lapa, ganhou apelidos ao passar dos anos, alguns chamavam apenas Mercado da Lapa e outros aderiram o Mercadão da Lapa. O Mercado da Lapa é um ponto turístico a longos anos e esse foi um dos motivos para começarem a chama-lo de Mercadão, sendo assim uma forma de diferencia-lo dos mercados regulares.
Mercado da Lapa Horário – Mercado Aberto Hoje?
- Segunda a sexta das 8h às 19h.
- Sábados das 6h às 18h. Fechado aos Domingos
Mercado da Lapa Ervas
O Mercadão da Lapa é muito procurado por seus temperos, ervas e especiarias, com grande variedade o local atraí um público muitas vezes específico para a compra desses produtos. O que você precisa em condimentos, especiarias, ervas medicinais, guaraná do Amazonas, e diversos outros produtos, é possível encontrar ali.